A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA E MÉTODOS QUANTITATIVOS - 106
Abstract
De acordo com Ignácio (2010), a estatística é definida como um conjunto de métodos e técnicas que envolvem todas as etapas de uma pesquisa. É perceptível que quanto mais o aluno entende a importância da estatística, mais se elevava o nível de autoconfiança e gosto pela disciplina (RAMOS E CARVALHO, 2009). Diante do que foi visto, essa pesquisa tem por objetivo, a apresentação de como a inovação no método de ensino de disciplinas com pouca aceitação, como é o caso da estatística, pode facilitar o aprendizado. No decorrer da disciplina de estatística e métodos quantitativos, foi usada como método de ensino, a utilização de conteúdos com situações mais próximas da realidade dos discentes com intuito de facilitar o aprendizado, foram utilizados também, gráficos simples e claros na apresentação de resultados para que os alunos tivessem maior entendimento da disciplina e do que estava sendo exposto. Foi percebido que com o trabalho conjunto entre professor, monitor e os discentes o índice de aprovação da turma foi satisfatório, já que de 80 alunos 87% foram aprovados e todos os alunos tiveram pelo menos uma monitoria de revisão antes das provas. Esses resultados só reforçam a necessidade em manter monitoria na referida disciplina.