PROGRAMA DE MONITORIA GERAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO
Keywords:
Monitoria; Desempenho; Análise comparativa; Ensino-aprendizagemAbstract
A monitoria é uma prática que tem sido considerada uma das invenções pedagógicas mais úteis da
modernidade, principalmente por auxiliar no ensino aprendizagem dos alunos de graduação. Dessa forma, o
presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa considerando duas turmas de dois
períodos distintos do curso de Engenharia Civil da Unifesspa. O método do trabalho tem caráter qualiquantitativo e exploratória, pois utiliza da obtenção de informações e tratamento de dados de forma estatística
por percentuais e, descreve determinadas situações e correlaciona variáveis. Assim, para a realização da
pesquisa, foi realizada uma comparação entre as turmas da disciplina de Noções de Arquitetura e Urbanismo
nos períodos 2019.2, que ocorreu de forma presencial, sem a presença de monitor, e a turma 2020.5, que
ocorreu de forma 100% remota, com a presença do monitor. A turma do período remoto, composta por 16
alunos, apresentou um índice de reprovação de 56%, ou seja, maior que a turma do período presencial,
composta por 40 alunos, onde apenas 15% dos alunos não alcançaram a nota mínima para aprovação.
Percebeu-se que em virtude da situação de vulnerabilidade de alguns alunos, estes acabaram sendo excluídos
do sistema de aprendizagem atual, uma vez que nem todos dispunham de tecnologia para realizar de forma
eficaz todos os trabalhos. Embora os resultados demonstraram uma diminuição no índice de aprovação da
turma com monitor, a troca de conhecimentos foi mútua, permitindo ao professor repassar informações da sua
experiência na docência para o monitor e, permitindo desse modo, que o monitor auxiliasse os alunos da
disciplina, fortalecendo o ensino e promovendo a interação mesmo no sistema remoto.