MONITORIA GERAL DA DISCIPLINA ELEMENTOS DE INFORMÁTICA PARA DISCENTES DO CURSO DE AGRONOMIA
Keywords:
Monitoria; Elementos de Informática; Ensino RemotoAbstract
Atualmente, no mundo onde a informação e conhecimento circulam através de recursos e tecnologias
cada vez mais modernos, pode-se declarar que o panorama atual é configurado como uma Revolução Digital.
O uso da informática no dia-a-dia dos indivíduos se teve crescimento exponencial a partir do surgimento da
internet e com a popularização dos computadores pessoais (PC), hoje sendo ferramenta essencial para o ideal
desenvolvimento e manutenção de diversas áreas da sociedade moderna. Isso posto, o objetivo com este
trabalho é expor as experiências de ensino como monitor de classe presenciadas durante um período letivo
emergencial (PLE). Este trabalho foi realizado durante o período de Setembro de 2020 a Dezembro de 2020,
atividades desenvolvidas na disciplina “Elementos de Informática” para uma turma de ingressantes no Curso
de Bacharelado em Agronomia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Inicialmente, os alunos
apresentaram algumas dificuldades de adaptação para com as ferramentas apresentadas e utilizadas, pois boa
parte dos discentes, até o momento, se tinham tido contato com as ferramentas, era pouco. Um dos problemas
enfrentados por grande parte dos estudantes durante o decorrer da disciplina, foi a indisponibilidade de uma
boa conexão de internet. Fato que prejudicou a experiência de aprendizagem para muitos, visto que alguns não
estavam em áreas urbanas e assim tinham menor qualidade do serviço de internet. Pôde-se ter significativos
resultados na disciplina, visto que grande parte dos estudantes iniciaram com pouco (ou nenhum)
conhecimento das ferramentas digitais trabalhadas e concluíram a disciplina demonstrando significativo
domínio sobre as mesmas. Diante disso, pôde-se observar bons resultados no decorrer da experiência como
monitor, sobretudo num contexto de distanciamento social onde a utilização de ferramentas de ensino digitais
foram essenciais para a manutenção das atividades acadêmicas.