ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO AOS DISCENTES QUILOMBOLAS DO INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE E BIOLÓGICAS
Abstract
As políticas públicas de ações afirmativas são instrumentos constituídos para minimizar a exclusão histórica e, tem por intuito democratizar o acesso ao ensino superior tendo em vista as desigualdades sociais e educacionais ainda presentes no país. O objetivo deste estudo foi contribuir para melhorar a integração de discentes quilombolas nas diversas atividades acadêmicas do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Durante o processo desenvolveu-se um questionário através do Google Formulários, afim de identificar e analisar as dificuldades e necessidades encontradas no início da vida acadêmica. Como consequência foram produzidas oficinas, rodas de conversas, o guia “Conhecendo Marabá” e material gráfico, tendo em vista oportunidades de enriquecimento técnico e pessoal. Destacamos como ponto limitante da execução do projeto o fato das atividades serem desenvolvidas de forma remota, em função da pandemia por Covid-19, o que impactou diretamente na participação de muitos estudantes com dificuldades de acesso à internet em suas casas. Ainda assim, a avaliação geral das oficinas, realizada através de ficha de avaliação após cada evento, foi positiva.