FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: Relato de experiência do PIBID em seu formato híbrido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Abstract
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é responsável por abrir espaços
para o primeiro contato do licenciando para com o Ensino Básico desde o início do curso de formação. A
edição do programa de 2020 da Unifesspa, com o subprojeto de Geografia, contemplou oito graduandos do
curso, entretanto, com o início da pandemia mundial da covid-19, acabou por alterar o formato de
desenvolvimento do projeto que seria presencial, para o formato remoto, tendo então, seu desenvolvimento de
forma híbrida, alterando completamente a dinâmica de atuação do programa. A presente pesquisa, tem por
objetivo analisar e compreender os impactos causados na relevância do subprojeto de geografia do PIBID na
Unifesspa, devido seu formato híbrido, do qual aconteceu e sua maior parte de forma remota, e somente nos
meses finais, de forma presencial. Para tal, utiliza-se como base obras desenvolvidas que descorem sobre
temáticas necessárias para entender a questão em foco como a formação profissional pelo PIBID, o ensino
remoto e o PIBID como terceiro espaço, o relato dos participantes do projeto coletado por questionário e os
relatórios produzidos pelos discentes ao final do programa, onde são documentadas algumas experiências a
respeito do desenvolvimento do projeto no período remoto e no período presencial. No que se refere ao eixo
temático, pode-se destacar além da formação de professores, tendo o PIBID como base, a pesquisa ainda tem
relação direta com o ensino de geografia em tempos de pandemia, evidenciando o ensino remoto. Por fim, que
se possa entender que mesmo com as adversidades presentes durante a edição de 2020 do PIBID, discentes
ainda se beneficiaram academicamente do programa, tendo experiências essenciais para sua formação como
futuros professores.