A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PROFA ONEIDE DE SOUZA TAVARES – MARABÁ/PA

Authors

  • Ana Lúcia da Conceição Silva
  • Carlos André dos Santos Sousa
  • Juarez Simplício da Costa Júnior
  • Robson Alves dos Santos

Abstract

Este trabalho apresenta o relato de experiência realizado pelos bolsistas do subprojeto PIBID de Marabá/Xinguara - PA na Escola de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Oneide de Souza Tavares, na qual, foram feitas intervenções pedagógicas por meio da utilização de mapas nas aulas de Estudos Amazônicos com alunos do 8º ano. Foram feitas também observações das aulas em que foi possível identificar dificuldades no aprendizado da disciplina, devido principalmente a utilização de livros didáticos desatualizados. Com base nesse pressuposto e no intuito do PIBID, foi possível a realização da intervenção que buscasse alternativa para aulas mais dinâmicas e atrativas, no caso, utilizando o mapa do espaço vivido do aluno. Foi empregada na pesquisa uma abordagem qualitativa norteada com base em Barros (2020), Carvalho (1988), Simielli (2005) e Libâneo (1990). Para desenvolver a intervenção foram utilizados um prognóstico com mapas mudos e o mapa da cidade de Marabá-PA. Os resultados apontam que a intervenção realizada por meio do PIBID na experiência na sala de aula contribuiu como parte integrante de sua formação percebendo as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem e ao pensar em alternativas em como superá-las, bem como a participação e interação dos alunos com a atividade proposto com o mapa, saindo de aulas monótonos para aulas mais dinâmicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-12-08

How to Cite

Silva, A. L. da C., Sousa, C. A. dos S., Júnior, J. S. da C., & Santos, R. A. dos. (2022). A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PROFA ONEIDE DE SOUZA TAVARES – MARABÁ/PA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 6(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2062