O RPG PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO, CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL
Abstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos durante a realização de uma
atividade desenvolvida no Programa de Residência Pedagógica de Língua Portuguesa no núcleo II da escola
Jonathas Pontes Athias através do Role Playing Game (RPG). A atividade se consistiu na observação e
intervenção em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Baseando-se na temática proposta pela
Secretaria Municipal de Educação (SEMED): A leitura e a escrita como construtores do desenvolvimento
social, utilizamos para a elaboração da atividade aqui relatada o livro Letramento literário: teoria e prática
(2009), de Rildo Cosson, mais especificamente no que se refere à sequência básica proposta por ele; também,
devido à utilização Role Playing Game (RPG), os artigos: Reflexões sobre a representação histórica na
composição do RPG de mesa “A bandeira do elefante e da arara” (2019), de Loyze Nayama Gomes, e A
aventura da leitura e da escrita entre mestres de Role Playing Games (RPG) (2023), de Andréa Pavão. O
uso do RPG como proposta de intervenção fez com que os alunos desenvolvessem suas habilidades em
criação, escrita e interpretação, ao mesmo tempo em que ajudavam uns aos outros a compreender e atingir os
objetivos da atividade. Considerando que os jogos fazem parte da vida das crianças, adolescentes e até
mesmo dos adultos, buscamos aliar algo da vivência recreativa com a prática pedagógica de ensino para que
o conteúdo estudado fosse praticado da forma mais próxima às vivências dos alunos.