ENSINO DA GEOMETRIA PLANA COM MATERIAL DIDÁTICO
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências e reflexões elaboradas a partir do Programa Residência Pedagógica – PRP, intitulado Residência Pedagógica no IEA: a formação docente e os saberes do cotidiano escolar, subprojeto Matemática para o Curso Matemática no Campus Sede Santana Do Araguaia – PA, que visa aperfeiçoar a formação dos discentes nos cursos de licenciatura. A prática aqui relatada foi feita durante a aplicação de atividades de maneira lúdicas para o ensino e aprendizagem da Geometria Plana para o último ano do Ensino Fundamental na escola Municipal Terezinha Abreu Vita da cidade citada. Nesta perspectiva buscou-se de maneira intuitiva apresentar os conceitos geométricos com o auxílio de materiais manipulativos e atividades relacionadas ao cotidiano. Na aplicação deste projeto foi utilizado material em madeira simulando segmentos de retas e ferramentas de medidas como a trena, para que os próprios alunos pudessem medir e construir suas figuras planas, para despertar a vontade de aprender de maneira diferente o conteúdo proposto. Desta forma a partir das atividades foi apurado que uma aula diferenciada de maneira divertida auxilia o aprendizado, onde os alunos interagem entre si, levanta questionamentos e as responde de maneira conjunta e intuitiva, tornando os aprendizados mais eficientes e duradouros.