JOGANDO COM A MATEMÁTICA - UMA EXPERIÊNCIA COM FRAÇÕES NO PIBID
Abstract
O presente trabalho tem o incentivo advindo do PIBID, que oportuniza aos bolsistas contemplados participar de práticas didáticas em sala de aula, com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino da matemática e, através de jogos e outras atividades, tentar sanar as dúvidas apresentadas por eles. Neste estudo, o objetivo é investigar se a utilização de jogos e materiais didáticos manipuláveis possibilita a aprendizagem de frações e a ampliação do pensamento lógico-matemático nas turmas do 6º ano de uma Escola Municipal, em Santana do Araguaia - PA. Em uma perspectiva qualitativa, analisamos que, o uso de materiais didáticos no PIBID é positivo para a aprendizagem de frações e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático dos alunos, pois a visualização do conteúdo é feita de forma e perspectiva diferente do habitual cotidiano e, além disso, proporciona ao aluno do curso de licenciatura em matemática da Unifesspa uma nova experiência para que, quando formados, possamos aplicar novas estratégias de ensino aprendizagem, tornando, assim, a matemática mais amigável para todos.