PERSPECTIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE NO PIBID
Abstract
O presente trabalho reflete sobre uma atividade lúdica para o ensino de multiplicação e a conscientização sobre o reflorestamento e o cuidado com o meio ambiente. O objetivo principal foi investigar, por intermédio de uma prática educativa interdisciplinar, a potencialidade do jogo Corrida da sementinha, utilizado para o ensino de problemas de multiplicação e reflorestamento em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita, no município de Santana do Araguaia - PA. Por meio de uma pesquisa qualitativa e análise interpretativa das ações e atitudes dos alunos, verificamos que a competição fez com que eles se sentissem mais motivados em aprender matemática e praticar ações de cuidado com o meio ambiente, gerando participação ativa na resolução dos problemas. O jogo se mostrou uma excelente ferramenta de ensino, pois obtivemos respostas positivas em relação à aprendizagem dos alunos, que demonstraram mais interesse e facilidade na resolução, com a mediação da bolsista e cooperação entre os colegas.