SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: LEVANDO A GEOMETRIA ESPACIAL PARA A SALA DE AULA
Abstract
Vivemos cercados de formas, ideias e sólidos geométricos, porém o ensino de Geometria Espacial
por vezes parece distante da realidade e de difícil compreensão aos alunos. Neste contexto, o objetivo do
trabalho foi investigar as potencialidades didáticas de uma prática educativa lúdica, com construção de
materiais didáticos e uso de objetos do cotidiano para o ensino de sólidos geométricos, em uma turma de 6º
ano do Ensino Fundamental, em Cumarú do Norte - PA. Por meio de uma análise descritiva das ações dos
alunos, verificamos que a construção dos materiais didáticos, a visualização e manipulação de objetos e a
participação no jogo quem sou eu, promoveram a compreensão da identificação dos sólidos e de suas
propriedades. A participação ativa dos alunos gerou maior compreensão do conteúdo, evidenciando que o uso
de materiais concretos em Geometria Espacial é um recurso adequado para tornar o ensino eficaz e
prazeroso.