ENSINO DE GEOGRAFIA EM MARABÁ E FORMAÇÃO POLÍTICA CIDADÃ E NA ESCOLA: APONTAMENTO PARA CONSTRUÇÕES DE CONHECIMENTO SIGNIFICATIVOS E CRÍTICOS.

Authors

  • Dionni Freitas Furtado
  • Lucieli Dos Santos Silva
  • Raíra Santana de Araújo
  • Marcos Mascarenhas B. Rodrigues

Keywords:

Desigualdade socioespacial; Formação crítica; Geografia escolar; Residência Pedagógica

Abstract

Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver metodologia para trabalho de campo e ensaio
fotográfico, instrumentalizados pelo conceito de segregação socioespacial. Consideraram-se suas
realidades concretas e vivenciadas dos discentes da educação básica, seus conceitos cotidianos e sua
inserção na cidade de Marabá, no Pará. A metodologia utilizada foi baseada no levantamento dos
temas geradores, inspirado em Nogueira (2021), realizou-se aplicação de formulários, 75 alunos do
1o ano do ensino médio e 56 alunos do 6o ano do ensino fundamental. No qual, destacaram-se os
seguintes temas: acesso ao lazer, água e segurança. Os temas orientaram duas ações: produção de
um roteiro de Trabalho de Campo e sua execução. E uma Exposição Fotográfica, produzida pelos
discentes, considerando conceito de segregação e trabalho de campo. Como resultado dessa
metodologia de ensino, observamos que as aulas se tornaram mais interessantes e significativas,
aguçando nos alunos uma percepção crítica sobre o processo de segregação socioespacial que
vivenciam. Incentivou a colaboração e trabalho em equipe. Contribuindo, assim, para uma formação
cidadã, conhecimentos e práticas para vida, urbana e cotidiana, em São Félix e Nova Marabá, em
Marabá, no Pará.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-02-06

How to Cite

Furtado, D. F., Silva, L. D. S., Araújo, R. S. de, & Rodrigues, M. M. B. (2024). ENSINO DE GEOGRAFIA EM MARABÁ E FORMAÇÃO POLÍTICA CIDADÃ E NA ESCOLA: APONTAMENTO PARA CONSTRUÇÕES DE CONHECIMENTO SIGNIFICATIVOS E CRÍTICOS. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 7(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2894