APOIO AOS DISCENTES INGRESSANTES POR AÇÕES AFIRMATIVAS NAS DISCIPLINAS DE BIOQUÍMICA, BIOLOGIA CELULAR E BIOFÍSICA DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

Authors

  • Nivaldo Lemos de Almeida Junior
  • Rejane dos Santos Sousa

Abstract

O projeto de ensino, foi uma atividade desenvolvida para discentes dos cursos de Zootecnia e
Medicina Veterinária que realizaram seu ingresso na graduação por meio de ações afirmativas e estavam
realizando uma ou mais das disciplinas contempladas pelo programa de ensino. O Programa de ensino
objetivou ministrar tutorias, visando fornecer o reforço para a educação dos discentes ingressantes por ações
afirmativas no ano de 2023, afim de reduzir o número de desistentes e reprovados nas disciplinas de biologia
celular, bioquímica e biofísica. O projeto foi desenvolvido no período de 12 de maio de 2023 a 30 de abril de
2024. Ao todo foram atendidos pelo projeto, 15 discentes, sendo estes: 4 do curso de zootecnia e 11 do curso
de medicina veterinária. Foi incorporado ao projeto alunos quilombolas, indígenas e autodeclarados ou não
negros. O projeto foi desenvolvido na forma de tutorias em grupos. Dos discentes atendidos pelo programa de
ensino PADI, dez (67%) conseguiram a aprovação nas disciplinas que compõem a base do projeto. Com isso,
conclui-se que as tutorias realizadas contribuíram para o sucesso acadêmico dos discentes atendidos, podendo
esta ser uma ferramenta utilizada para auxiliar na retenção dos alunos ingressantes no ensino superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-03-27

How to Cite

Junior, N. L. de A. ., & Sousa, R. dos S. . (2025). APOIO AOS DISCENTES INGRESSANTES POR AÇÕES AFIRMATIVAS NAS DISCIPLINAS DE BIOQUÍMICA, BIOLOGIA CELULAR E BIOFÍSICA DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA . Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3034

Most read articles by the same author(s)