MONITORIA DE PRÁTICAS DA DISCIPLINA DESENHO POR COMPUTADOR

Authors

  • Matheus Henrique Vasconcelos Santos
  • Nuria Perez Gallardo

Abstract

Como uma importante ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de
graduação, a monitoria se destaca como uma das práticas pedagógicas mais eficazes na formação acadêmica.
Os projetos de ensino, estruturados para oferecer suporte adicional aos discentes, buscam promover um
ambiente de aprendizagem colaborativo por meio de encontros semanais em laboratórios ou em plataformas
virtuais. Esses encontros têm como objetivo esclarecer dúvidas e fornecer suporte para a realização de
exercícios, contribuindo para a consolidação do conhecimento abordado em sala de aula. No entanto, vale
ressaltar que a acessibilidade a essas atividades pode ser um desafio, especialmente para aqueles que enfrentam
dificuldades com o acesso a tecnologias adequadas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a
experiência dos alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
(Unifesspa) com a monitoria e identificar como essa prática contribuiu para seu desempenho acadêmico. A
pesquisa foi desenvolvida com a aplicação de questionário, para avaliar o impacto da monitoria no aprendizado
dos discentes. Os resultados indicam que os encontros semanais promoveram um aprimoramento significativo
na compreensão dos conteúdos ministrados, preparando os alunos para componentes curriculares mais
avançados e reduzindo as taxas de reprovação em comparação com cenários em que a monitoria não esteve
presente. Conclui-se que a monitoria exerce um papel fundamental na formação acadêmica dos discentes de
Engenharia Civil, atuando não apenas como um reforço didático, mas também como um elo entre a teoria e a
prática. Com isso, a iniciativa se consolida como uma estratégia eficaz para diminuir a evasão e fortalecer o
engajamento dos estudantes, contribuindo de maneira expressiva para o desenvolvimento acadêmico e
profissional dos futuros engenheiros.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-03-27

How to Cite

Santos, M. H. V. ., & Gallardo, N. P. . (2025). MONITORIA DE PRÁTICAS DA DISCIPLINA DESENHO POR COMPUTADOR. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3069