O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOESTATÍSTICA.
Abstract
A disciplina objeto da monitoria dada às turmas de Ciências Biológicas (2016.2) e Saúde Coletiva 2016.4 entre os dias 17/07/2017 a 30/09/2017 foi a bioestatística. A bioestatística pode ser entendida como a aplicação da estatística na área da saúde e biológicas, através de métodos para coleta, análise, interpretação, observação e apresentação de dados (FERREIRA; OLIVEIRA, 2016). Apesar da importância da bioestatística para a formação de profissionais das Ciências Biológicas e da Saúde Coletiva, o seu ensino e aprendizagem nessas áreas tem sido marcado pelo desinteresse e baixos índices de aprovação de estudantes da graduação (FIGUEIRÓ; VARGAS; VIEIRA, 2013) (LEITE et al. 2015) Dentre os possíveis determinantes que contribuem com esta situação, estão diversos fatores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e identificar estas causas com a participação dos alunos, expondo suas ideias, expectativas, angústias e motivações podem gerar subsídios para a melhoria desta realidade, produzindo melhorias a médio e longo prazo (ZANELLA; LOPES; SEIDEL,2009) . O objetivo do trabalho foi descrever o perfil sociodemográfico e a percepção dos alunos sobre o ensino-aprendizagem na disciplina de