RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Abstract
A monitoria é um dos Programas de apoio ao ensino oferecidos na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). A mesma, tem como objetivo promover o auxílio no desenvolvimento de uma determinada disciplina, com o intuito de apoiar o ensino e a aprendizagem, além de promover um contato direto do discente monitor com a área da docência. Nestas circunstâncias, três categorias são favorecidas: o professor, o monitor e o aluno. Ao professor é permitido supervisionar as atividades exercidas durante o programa e assim compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos ao decorrer da disciplina. O monitor, por sua vez, ao realizar as atividades da monitoria necessita cumprir horários estabelecidos, elaborar material para as aulas, tais como, listas de exercícios, quando solicitado e principalmente, fornecer o atendimento direto aos alunos. E o aluno tem o monitor como um apoio a mais em sala de aula, o que permite ao mesmo retirar dúvidas que ficaram pendentes, além de relembrar conteúdos já ministrados. Em suma, o Programa, além de outros benefícios, promove uma integração entre os docentes e os discentes. Dessa forma, a atividade de monitoria é de fundamental importância para a trajetória do discente na graduação, uma vez que a interação do mesmo com os alunos da disciplina tende a proporcionar uma aprendizagem cooperativa. Onde o monitor adquire um maior embasamento inerente aos estudos do conhecimento de uma determinada disciplina, pois adquire um melhor conhecimento do conteúdo para repassar aos alunos, assim como um maior convívio no ambiente universitário (NUNES, 2007). Além disso, cabe ressaltar que as atividades exercidas pelo monitor não se restringem apenas em sala de aula, pois são realizadas atividades extraclasse que tem como objetivo retirar as dúvidas pendentes, utilizando-se de atividades pedagógicas que sejam mais eficientes para a situação em especifico, o que promove ao monitor uma interligação das noções adquiridas e insights na interpretação de problemas (NATARIO, 2001). Baseado nestes benefícios, o presente estudo tem como propósito expor os resultados obtidos no programa de monitoria acadêmica da disciplina de Fenômenos de Transporte na graduação de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), realizada no período 2017.4. No qual, será relatado os procedimentos metodológicos adotados, principais dificuldades enfrentadas e os benefícios alcançados