PRONUNCIAMENTO CONTÁBIL 00: ANALISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Abstract
A contabilidade é considerada a linguagem universal dos negócios (IUDICIBUS; MARTINS; GELBCKE; SANTOS, 2013). Por intermédio de suas informações é que seus usuários tomam as decisões precisas, as quais podem influenciar diretamente em suas demonstrações financeiras. Com o impacto da globalização, a contabilidade e suas técnicas tornaram-se padronizada em diversos países, assim os relatórios contábeis passaram a ser elaborados e divulgados de maneira padrão. Com efeito, a contabilidade passou a seguir linguagem universal, no que se refere às normas internacionais. A educação, a qualificação profissional e o ensino superior são meios que auxiliam as pessoas para o mercado de trabalho (OECD, 2017). Diante esta realidade é que se compreende que os docentes são peças fundamentais no ensino-aprendizagem e na formação dos futuros contadores. Entre os CPC’s emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, destacamos o Pronunciamento Conceitual Básico (CPC 00), o qual institui a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. Outro aspecto importante que o CPC 00 apresenta são as definições dos principais elementos contábeis: ativo, passivo, receita e despesa assim como as Características Qualitativas da Informação Contábil. (IUDICIBUS; MARTINS; GELBCKE; SANTOS, 2013). Fica, portanto, notório a necessidade de discussão sobre o tema, haja vista sua relevância atenta à vida profissional dos alunos após a conclusão do curso, como absorveram ao que se refere o Pronunciamento Conceitual Básico. Diante do exposto, a pesquisa busca responder a seguinte questão-problema: Os discentes em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará tem compreensão sobre o CPC 00?