CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA- 11
Abstract
A monitoria no meio acadêmico tem se mostrado, como um programa que tem por objetivo cumprir papeis fundamentais, iniciar o aluno na docência de nível superior e contribuir com a melhoria do ensino da graduação, a qual é a modalidade de ensino-aprendizagem, dentro das necessidades de formação acadêmica. O objetivo deste trabalho foi analisar e relatar contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Experimentação Agrícola, deste modo melhorar os indicadores, assim reduzir os índices de evasão e retenção nos cursos de graduação e contribuindo para permanência e sucesso dos discentes. Para o estudo, utilizaram-se informações referente trabalho desenvolvido na monitoria da disciplina de Experimentação Agrícola, a qual é ofertada para os discentes do curso de Bacharelado em Agronomia, sob a orientação do docente que ministra a mesma. Os resultados obtidos foram as trocas de experiências e conhecimentos, aproximando alunos e professores, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, o qual exerce o papel de preparar para novas experiências em sala e fora de sala de aula. O programa de monitoria deixou como benefício, contribuições que serão válidas em toda trajetória acadêmica, no ensino-aprendizagem dos monitores e dos discentes que utilizaram-se do auxílio, contribuições essas, tanto no enfoque profissional; como no pessoal, pois a monitoria vem para multiplicar os conhecimentos ao longo deste percurso de importância dentro e fora da instituição de ensino. Os objetivos previstos no plano de atividades de monitoria foram alcançados, promoveu a cooperação com o docente orientador nas atividade de docência, pesquisa e extensão.