PRÁTICAS DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Monitoria; Estágio Supervisionado IV; Sequências didáticas; Ensino-Aprendizagem.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência vivenciada por alunas-monitoras
durante a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade
Federal do Sul e Sudeste do Pará, bem como as atividades desenvolvidas no decorrer do programa de
monitoria. A disciplina contou com apoio de três alunas-monitoras para auxiliar a professora-orientadora na
elaboração, construção e apresentação de sequências didáticas e materiais manipulativos voltado para o
ensino de Matemática no Ensino Médio. As aulas ocorreram de forma remota pela plataforma Google Meet e
as dúvidas eram tiradas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, devido ao isolamento social, provocado
pela Covid-19. A monitoria foi muito importante para a formação inicial das alunas-monitoras, pois
potencializou o gosto pela docência ao serem mediadoras de aprendizagens. Além disso, despertou o
interesse em buscar por novas técnicas de ensino por meio de tecnologias digitais e Metodologias Ativas que
envolvam conteúdos matemáticos, possibilitando enriquecer seus conhecimentos para futuros trabalhos
pedagógicos.