MONITORIA EM PRÁTICAS DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL

Autores

  • Kelly Ramos da Silva
  • Clóvis Sacardo da Silva

Resumo

A disciplina de Físico-química Experimental é fundamental para os estudantes de Engenharia
Química, pois permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas de Físico-química
I e II. Nas atividades experimentais, os estudantes têm a oportunidade de realizar experimentos que consolidam
o aprendizado teórico, além de aprimorar competências práticas, como o uso de equipamentos, a análise de
dados e a solução de problemas. A experiência prática é essencial na formação de um engenheiro químico,
garantindo que ele esteja apto a enfrentar os desafios de sua carreira profissional. Nesse contexto, a monitoria
é um recurso importante na disciplina de Físico-química Experimental, desempenhando um papel essencial ao
auxiliar o professor na condução das práticas experimentais e ao apoiar os alunos durante a realização das
atividades práticas. O objetivo desta monitoria, portanto, foi oferecer suporte aos estudantes durante as aulas
práticas no laboratório, auxiliando-os na elaboração dos relatórios experimentais. Além de contribuir para a
formação dos alunos, o monitor tem a chance de adquirir diversos conhecimentos didáticos, destacando-se
entre eles as boas práticas laboratoriais e os conceitos de incertezas em medições analíticas. Essa colaboração
contribuiu para um ambiente de aprendizado mais eficaz, permitindo que os alunos realizassem suas atividades
com maior confiança, contando com um suporte adicional durante todo o processo.

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

Silva, K. R. da ., & Silva, C. S. da . (2025). MONITORIA EM PRÁTICAS DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3037