ESCRITÓRIO MODELO DE ENGENHARIA CIVIL (EMEC): PLANTÕES DE DÚVIDAS E MARATONAS DE CÁLCULO E DE PROJETO

Autores

  • Cláudia Queiroz de Vasconcelos
  • Ezequiel de Souza Reis
  • José Armando Martins Ferreira
  • Williane de Jesus Brito

Resumo

O projeto Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC) possibilitou o fortalecimento de ações
pedagógicas de tutoria educacionais, mediante as propostas de atividades de reforço de aprendizado nas
disciplinas com cálculo e desenho técnico, no curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Tecnologia
(FATEC). O procedimento metodológico do projeto comportou plantões de dúvidas aos finais de semana e as
maratonas (de cálculo e de projeto), que no caso antecediam as avaliações agendadas pelos professores das
disciplinas ou o prazo de entrega dos trabalhos solicitados como requisito da disciplina. Esse apoio pedagógico
especializado foi realizado em um ambiente colaborativo que buscou reforçar a compreensão dos estudantes
de conteúdos, desde básicos aos mais complexos, com exercícios práticos para facilitar e melhorar o
aprendizado matemático, de desenho técnico e uso de aparato tecnológico. O fortalecimento da aprendizagem
é essencial para a formação acadêmica, bem como de estudantes do ensino básico, atendidos pelo projeto, para
os capacitar na busca por soluções para os desafios na rotina de seus estudos. Portanto, o projeto esteve
integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente os ligados à educação de
qualidade (ODS 4) e à inovação (ODS 9), pois permitiu amenizar dificuldades com cálculos matemáticos
desenho técnico e uso de tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Vasconcelos, C. Q. de ., Reis, E. de S. ., Ferreira, J. A. M. ., & Brito, W. de J. . (2025). ESCRITÓRIO MODELO DE ENGENHARIA CIVIL (EMEC): PLANTÕES DE DÚVIDAS E MARATONAS DE CÁLCULO E DE PROJETO. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3052