ESCRITÓRIO MODELO DE ENGENHARIA CIVIL (EMEC): PLANTÕES DE DÚVIDAS E MARATONAS DE CÁLCULO E DE PROJETO
Resumo
O projeto Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC) possibilitou o fortalecimento de ações
pedagógicas de tutoria educacionais, mediante as propostas de atividades de reforço de aprendizado nas
disciplinas com cálculo e desenho técnico, no curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Tecnologia
(FATEC). O procedimento metodológico do projeto comportou plantões de dúvidas aos finais de semana e as
maratonas (de cálculo e de projeto), que no caso antecediam as avaliações agendadas pelos professores das
disciplinas ou o prazo de entrega dos trabalhos solicitados como requisito da disciplina. Esse apoio pedagógico
especializado foi realizado em um ambiente colaborativo que buscou reforçar a compreensão dos estudantes
de conteúdos, desde básicos aos mais complexos, com exercícios práticos para facilitar e melhorar o
aprendizado matemático, de desenho técnico e uso de aparato tecnológico. O fortalecimento da aprendizagem
é essencial para a formação acadêmica, bem como de estudantes do ensino básico, atendidos pelo projeto, para
os capacitar na busca por soluções para os desafios na rotina de seus estudos. Portanto, o projeto esteve
integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente os ligados à educação de
qualidade (ODS 4) e à inovação (ODS 9), pois permitiu amenizar dificuldades com cálculos matemáticos
desenho técnico e uso de tecnologias.