QUEBRANDO BARREIRAS DA METODOLOGIA CIENTIFICA: APLICAÇÃO DO PROGRAMA COPYSPIDER NA CORREÇÃO DE TRABALHOS

Autores

  • Matheus Oliveira Assunção Lima
  • Sidnei Cerqueira dos Santos

Resumo

A educação é historicamente fator construtor da humanidade e, nessa perspectiva temporal, é valido observar que houve adequações no modo de ensinar, de acordo com a mudança no perfil populacional. As metodologias de ensino tradicionais obtiveram bastante resultados em momentos históricos distintos. Na revolução industrial exigia-se alunos que estivessem enquadrados na perspectiva da sistemática industrial, com o método de ensino passivo; e na moderna, a metodologia tradicional tem sido aliada com os avanços tecnológicos, que permitiram uma maior dinamicidade na transmissão do conhecimento (VALENTE; VALENTE, 2014). Entre os métodos modernos, conhecidos como “Escola Nova”, a metodologia ativa tem forçasse destacado nas instituições de ensino. Essa metodologia incentiva a prática de interpretação e resolução de problemas, formando alunos proativos e profissionais habituados a rotina de trabalho (BERBEL, 2011). A metodologia de sala invertida é um exemplo disso, esta traz como premissa levar o conhecimento de fora para dentro da sala, ou seja, que o aluno tenha um estudo prévio do assunto, tornando a sala de aula como um espaço de debate e onde se tiram as dúvidas (TERESA et al., 2013). Na realidade atual da dinâmica de informações, a sala de aula invertida tem grande potencial de aproveitamento quando ligada a utilização de ferramentas de comunicação, utilizando-se smartphones, notebooks e tablets para armazenar e buscar conhecimento através da internet e podcast (MOURA, 2010). Essas ferramentas têm auxiliado o professor no desenvolvimento de atividades didáticas, como o uso do aplicativos interativos com o kahoot, e na correção de trabalhos, usando programas antiplagio, como o copyspider. Em disciplinas como metodologia cientifica utilizando o método de sala invertida as ferramentas digitais como o copyspider antiplágio e o kahoot ferramenta de fixação de conteúdo de perguntas e respostas (MAZZOLI-ROCHA et al., 2010). O objetivo desse trabalho foi aplicar o software copyspider como ferramenta para avaliação do conteúdo dos discentes do curso de Ciências Biológicas de 2017 da Unifesspa, vinculados à disciplina Metodologia Cientifica, utilizado o método de sala invertida no processo de ensino aprendizagem.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Oliveira Assunção Lima, M., & Cerqueira dos Santos, S. (2019). QUEBRANDO BARREIRAS DA METODOLOGIA CIENTIFICA: APLICAÇÃO DO PROGRAMA COPYSPIDER NA CORREÇÃO DE TRABALHOS. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 3(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/625