O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos à Revista de Ciências Sociais para publicação devem ser inéditos e não podem ser submetidos simultaneamente a outras revistas ou órgãos editoriais.

Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.          

 

Os trabalhos submetidos devem seguir a seguinte formatação e padrão:

a) Os artigos deverão conter: resumo, palavras-chave, abstract, keywords e referências;

b) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo e até três palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract.

c) Os artigos não deverão exceder 20 páginas (mínimo 10 páginas), incluindo tabelas e referências bibliográficas. Deverão ser escritos em espaço entre linhas 1,5 cm, utilizando Times New Roman fonte 12, em formato A4 e as margens do texto deverão ser: superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;

f) Imagens, gráficos e ilustrações: formato JPG, GIF ou PNJ.

g) As notas de rodapé devem ser apenas de caráter explicativo.

h) As citações bibliográficas deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al., 2008)

A página inicial deve indicar: título do artigo; resumo (até dez linhas), abstract, palavras-chave e keywords. O resumo deve apresentar objetivos, métodos e conclusões.

Os textos devem ser enviados pelo autor através deste portal, em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, inclusive para os títulos e subtítulos. As resenhas devem ter, no máximo, 06 laudas, devem tratar de obras publicadas há no máximo 05 anos e e devem conter todas as informações sobre a obra e autor (em destaque no início do texto) e título diferenciado da obra resenhada. O arquivo em Word não deve conter qualquer informação que possa identificar o(s) autor(es).

Título de tabelas, gráficos, ilustrações e as respectivas fontes devem estar em Times New Roman corpo 10.

As citações que não ultrapassarem 3 linhas devem permanecer no corpo do texto. As citações de mais de 3 linhas devem apresentar recuo da margem esquerda de 4cm, espaçamento simples, sem a utilização de aspas, justificado e com fonte menor que a do corpo do texto.

As referências bibliográficas no interior do texto deverão seguir a forma (Autor, ano) ou (Autor, ano, página) quando a citação for literal (neste caso, usam-se aspas): (BARBOSA, 1964) ou (BARBOSA, 1963, p. 35-36).

Os artigos aceitos pelo Conselho Editorial serão encaminhados à avaliação dos consultores Ad hoc da revista.

Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e dos pareceristas ("avaliação cega").

Não se identifique no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo. Inclua o resumo biográfico ao submeter (metadados da submissão).

Referências

Deverão ser organizadas em ordem alfabética e de acordo com a formatação padrão ABNT.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.