OS BANCOS COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM OLHAR SOBRE O BANCO DOS COCAIS E O BANCO PUREZA

  • ELKY CRIS NAZARÉ UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ https://orcid.org/0000-0002-0632-2567
  • José Augusto Tavares Ferreira
  • Cleide Souza do Nascimento
Palavras-chave: Bancos Comunitários. Sustentabilidade. ODS.

Resumo

Esta pesquisa contextualiza duas unidades de Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD), o Banco dos Cocais e o Banco Pureza. Entidades financeiras criadas por comunidades com baixos recursos econômicos em municípios localizados no nordeste brasileiro com população inferior a 8.000 habitantes. Por meio de dados coletados em entrevistas diretas com representantes destes bancos e em pesquisa bibliográfica, este trabalho destaca a forte relação que esses empreendimentos bancários desenvolveram com suas comunidades de origem e correlaciona estas atividades econômicas e objetivos empresariais às propostas globais de desenvolvimento sustentável, elencadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), componentes da Agenda 2030, apresentada e proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) como prioridade mundial. A demonstração desta correlação de objetivos, pretende evidenciar a viabilidade em se desenvolver ações focadas na transformação social, que visem acabar com a pobreza, promover a prosperidade, o bem-estar e o desenvolvimento humano, alterar realidades socio-econômico-ambientais diversas e ainda assim serem ambientalmente corretas, socialmente justas, culturalmente aceitas e economicamente viáveis, fazendo-se factíveis nos mais variados territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELKY CRIS NAZARÉ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Pós-Graduação em Gestão Pública e Tributária - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Graduada em Administração no ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Atuação em campo, como voluntária em projetos de extensão na área de empreendedorismo e Inovação. Interesse em pesquisa no tema empreendedorismo, estratégias empresariais e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

José Augusto Tavares Ferreira

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM / NUMA / UFPA), Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano (PPCS / ITEC / UFPA), Gestor Ambiental (FATEFIG), Professor Assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotado na Faculdade de Administração (FAD) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Pesquisador-fundador do Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão Ambiental (NESGA), Editor da Revista de divulgação Científica "Contemporânea" (ICSA / UNIFESSPA), Pesquisador-fundador do Laboratório Amazônico para o Desenvolvimento Sustentável (LADS) no Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia da UFPA (NDAE), Diretor da Incubadora de Empresas da Associação do Parque de Tecnologia de Tucuruí (TECNOLAGO). Atua em pesquisas focadas em Gestão, Empreendedorismo, Desenvolvimento Territorial, Sustentabilidade, Tecnologias e Inovações Ambientais, Planejamento Estratégico e Reaproveitamento de Resíduos. Possui experiência em consultoria na área Administrativa e de Gestão Ambiental.

Cleide Souza do Nascimento

Graduada em Administração no ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Atuou como Executiva de vendas na empresa Avon Cosméticos LTDA. Com experiência na área de Administração, no setor comercial, vendas, financeiro, e estoque de mercadorias. Atuação em campo, como voluntária em projetos de extensão na área de empreendedorismo e Inovação. Interesse em pesquisa no tema empreendedorismo, estratégias empresariais e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Publicado
2021-01-26
Visualizações
  • Artigo 199
  • PDF 166