UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA BUSCA PELA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E COMO MODIFICAR ESSA REALIDADE

  • Paulo Adriano Moreira Bezerra Universidade Estadual do Maranhão
  • Rodrigo Braga Fernandes Vieira Centro Universitário UNINOVAFAPI
Palavras-chave: Administradores, Emprego, Formação Acadêmica

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as possíveis dificuldade que os jovens administradores enfrentam para se inserirem no mercado de trabalho atual, bem como que comportamentos e atitudes devem assumir para enfrentar tal situação. Desse modo, o tema é relevante e merece atenção dos pesquisadores para que seja feita uma reflexão acerca desse novo perfil de jovens administradores ingressantes no mercado e do como este deve se adequar às necessidades das empresas, tendo em vista as dificuldades enfrentadas nesse percurso. Para adentrar, ou mesmo permanecer, no mercado de trabalho os jovens recém-formados devem possuir competências tanto teóricas quanto práticas, bem como demonstrar diferenciais competitivos para o ingresso no mercado. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico-descritivo e fundamenta-se nos pensamentos de: Chiavenato (2009; 1997), Durham; Schwartzman (1989), Minarelli (1995), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Adriano Moreira Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

Atualmente é ceo Quero Festas - gestão de atendimento Clínica Endócrinos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente no seguinte tema: Tecnologia.

Rodrigo Braga Fernandes Vieira, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Associação de Ensino Superior do Piauí (2000) e graduação em FISIOTERAPIA pela Associação de Ensino Superior do Piauí (2006).Foi professor horista da AESPI/UNIFAPI desde 2008/2021, Foi Coordenador do Curso de Administração (2018/2020) é professor em tempo integral da Faculdade Maurício de Nassau - REDENÇÃO, Foi Professor em tempo parcial da Faculdade Maurício de Nassau - TERESINA,, Professor substituto da UEMA - Timon - MA de 2017/2019 e 2020/2022, foi professor substituto da UESPI de 2008/2010, foi professor da Faculdade FAESF em Floriano-PI de 2007 à 2011, é Diretor administrativo-financeiro do HORB - HOSPITAL DE OLHOS RAIMUNDO BRAGA, foi sócio-administrador da - BRAGA CONSULTORIA TREINAMENTO E DESENVIMENTO EMPRESARIAL, professor de disciplinas de Adm. da Produção, Logística, Gestão, Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Empregabilidade/Trabalhabilidade, TGA, Processos Descisórios, dentre outras. É sócio-proprietário da 3 Construtora & Incorporadora Ltda, desde março/2011, Ex-proprietário do PLUS SAÚDE- CARTÃO SAÚDE desde 2016, foi professor de Pós-graduação da CEUT no curso de Administração de Empresas, professor de Pós-graduação da Gestão & Mais (FAR - Faculdade Adelmar Rosado) no curso de Administração de Empresas, dentre outras. Pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica e desportiva pela UNINTER, Administração Hospitalar pela UNAERP e Fisioterapia Hospitalar pela INSPIRAR/CESUMAR, Mestre em Saúde Família pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI DE 2015/2017. Foi consultor de Empresas por mais de 10 anos pela Braga Consultoria Ltda, prestando serviçõs de treinamento e qualificação também pelo SEBRAE, SENAC e SEST/SENAT.

Publicado
2022-08-26
Visualizações
  • Artigo 383
  • PDF 0