FATORES QUE IMPACTARAM A GESTÃO EM ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR NA PANDEMIA DA COVID-19

  • Jardeilson Luís Araújo Silva Faculdade Maranhense São José dos Cocais - FSJ
  • Joselita Silva Chantal Faculdade Maurício de Nassau - Teresina https://orcid.org/0000-0002-3573-8166
  • Rodrigo Braga Fernandes Vieira Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Marcus Felipe Frota Gama Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará https://orcid.org/0000-0002-8353-2680
Palavras-chave: Terceiro Setor, Pandemia, Gestão

Resumo

O presente trabalho visou abordar os aspectos da gestão devido à pandemia em entidades de atendimento a idosos de longa duração. Com isso, o objetivo foi analisar e reconhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos administradores no planejamento, organização, direção e controle de uma entidade do terceiro setor em meio à pandemia da Covid-19. Como objetivos específicos buscou caracterizar o perfil socioeconômico de uma OTS; identificar as dificuldades dos administradores no planejamento, organização, direção e controle de uma organização do terceiro; verificar as relações que caracterizam uma boa gestão nas organizações sem fins lucrativos; observar os desafios de gestão da organização, através das dimensões na obtenção de recursos durante a pandemia da Covid-19. A metodologia de pesquisa foi exploratória, com estudo de caso, através de uma análise qualitativa por meio de entrevistas não estruturadas aos responsáveis pelas instituições: Casa São José, Abrigo São Lucas e a Entidade Frederico Ozanam. De acordo com os resultados observados, os principais fatores que impactaram a gestão durante a pandemia nas entidades foram: as mudanças de hábitos; isolamento; proibição de visitas presenciais aos idosos; modificação na forma de conseguir doações; o planejamento estratégico; e o controle financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jardeilson Luís Araújo Silva, Faculdade Maranhense São José dos Cocais - FSJ

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Maranhese São José dos Cocais(2018) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal do Maranhão(2014). Atualmente é da Faculdade Maranhense São José dos Cocais e CLT do Associação Divina Providência.

Joselita Silva Chantal, Faculdade Maurício de Nassau - Teresina

Doutoranda em Contabilidade e Administração pela FUCAPE; Mestra em Ciências Contábeis pela FUCAPE (2019). Especialista em Direito Tributário (FIJ), Especialista em Docência do Ensino Superior (FAP), Especialista em Auditoria Contábil e Financeira (CESVALE), Pós Graduanda em Psicopedagogia Escolar (UNINASSAU), Pós Graduanda em Metodologias Ativas (UNINASSAU). Bacharela em DIREITO pelo Instituto Camillo Filho (2006) e Bacharela em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal do Piauí (1997). Advogada, Contadora e atualmente é Professora do Centro Universitário Uninassau Teresina - Unidade Jóquei, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA pólo Timon/MA - CESTI, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Centro Clóvis Moura (CCM). Membro fundadora do Instituto das Mulheres Contabilistas do Estado do Piauí (IMCEPI). Tem experiência na área de Direito, na área Contábil e na Docência do Ensino Superior.

Rodrigo Braga Fernandes Vieira, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Associação de Ensino Superior do Piauí (2000) e graduação em FISIOTERAPIA pela Associação de Ensino Superior do Piauí (2006).Foi professor horista da AESPI/UNIFAPI desde 2008/2021, Foi Coordenador do Curso de Administração (2018/2020) é professor em tempo integral da Faculdade Maurício de Nassau - REDENÇÃO, Foi Professor em tempo parcial da Faculdade Maurício de Nassau - TERESINA,, Professor substituto da UEMA - Timon - MA de 2017/2019 e 2020/2022, foi professor substituto da UESPI de 2008/2010, foi professor da Faculdade FAESF em Floriano-PI de 2007 à 2011, é Diretor administrativo-financeiro do HORB - HOSPITAL DE OLHOS RAIMUNDO BRAGA, foi sócio-administrador da - BRAGA CONSULTORIA TREINAMENTO E DESENVIMENTO EMPRESARIAL, professor de disciplinas de Adm. da Produção, Logística, Gestão, Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Empregabilidade/Trabalhabilidade, TGA, Processos Descisórios, dentre outras. É sócio-proprietário da 3 Construtora & Incorporadora Ltda, desde março/2011, Ex-proprietário do PLUS SAÚDE- CARTÃO SAÚDE desde 2016, foi professor de Pós-graduação da CEUT no curso de Administração de Empresas, professor de Pós-graduação da Gestão & Mais (FAR - Faculdade Adelmar Rosado) no curso de Administração de Empresas, dentre outras. Pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica e desportiva pela UNINTER, Administração Hospitalar pela UNAERP e Fisioterapia Hospitalar pela INSPIRAR/CESUMAR, Mestre em Saúde Família pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI DE 2015/2017. Foi consultor de Empresas por mais de 10 anos pela Braga Consultoria Ltda, prestando serviçõs de treinamento e qualificação também pelo SEBRAE, SENAC e SEST/SENAT.

Marcus Felipe Frota Gama, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Administração Bacharelado; Pós-Graduado pela Universidade Federal do Pará - UFPA em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional, Mestre pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA em Dinâmicas Territoriais Estado e Sociedade na Amazônia - PDTSA, Atualmente é docente, professor assistente A, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Editor Chefe da Revista Científica Contemporânea. Atualmente estou em doutoramento no programa de pós-graduação em administração da Universidade da Amazônia - UNAMA. Exerceu função de Diretor da Faculdade de Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, campus Rondon do Pará

Publicado
2022-08-26
Visualizações
  • Artigo 274
  • PDF 237