Motivação Motivação segundo a Teoria de Maslow: pesquisa em empresas varegistas no municipio de Tomé-açu(PA)

  • Rodrigo Fraga Garvão Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Comportamento organizacional, Motivação

Resumo

Em busca de manterem-se competitivas no mercado, as organizações procuram estabelecer seus espaços de atuação e, dentre todos os fatores fundamentais para seu sucesso estão as pessoas, que são o componente fundamental dentro de um sistema produtivo. Este estudo trata sobre a motivação no ambiente organizacional, e teve como objetivo geral descrever a percepção dos aspectos motivacionais, segundo a Teoria das Necessidades de Maslow, nos colaboradores dos supermercados “A” e “B”, situados no município de Tomé-Açu, nordeste do estado do Pará. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo descritivo, de caráter quantitativo. Os resultados apontam que apesar dos aspectos positivos se apresentarem em maioria, também existe pontos a serem observados pelos gestores para fins de elaboração de um plano de ação, se demonstrou de maior relevância. Concluiu-se então, que é essencial para o desenvolvimento das organizações, compreender o processo motivacional para assim, manter o desempenho e o comportamento do colaborado alinhados com os objetivos e realizações almejados pelas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 1236
  • PDF 10726