AQUISIÇÃO DA LEITURA PARA SUPERAR O CAOS
Palavras-chave:
leitura - subjetividade - códigoResumo
O processo de aquisição da leitura implica em transdisciplinaridade, das ações dos sujeitos envolvidos às subjetividades em formação. Antes mesmo do surgimento do código, os homens conseguiram ler o caos, desenvolveram as pinturas rupestres e buscaram textos, códices e cartas náuticas em cavernas e outros espaços, para em seguida desenvolver a grafia com imagens, rituais, culturas e costumes, como mostrou Yunes. Esse tempo de recuos, caos social e população entregue à própria sorte gerou demandas, suscitou imaginação e construção de estratégias pelas leituras – incluídas as surgidas em meio a disputas, guerras e revoluções – revelou Petit. As respostas foram surgindo dos saberes filosóficos clássicos, dos diversos aprendizados, percebidos pelos avanços históricos e através das estruturas e das conquistas políticas e sociais, que foram fundamentais na construção dos movimentos pendulares construídos entre o jogo, o símbolo e a festa, ensinou Gadamer. Esse conjunto estabelece o movimento hermenêutico que ajuda a recobrar o sentido do todo, tornando visível o esforço de leitura dos jovens, retomando o ‘ir e vir constante’, mesmo sem respostas imediatas, construíram o sentido da finalidade última. Leitura contribuiu para liberté, egalité, fraternité.