INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Palavras-chave: Sustentabilidade na construção civil, Desempenho sustentável, Sustentabilidade empresarial

Resumo

Diante das novas perspectivas trazidas pelo conceito de desenvolvimento sustentável, criou-se a necessidade de reestruturação das empresas e adequação a essa nova percepção. Na construção civil (CC), o desafio da sustentabilidade, assumiu há alguns anos, um papel de destaque na agenda brasileira. A partir disto e do embasamento trazido por diferentes autores, o objetivo deste artigo foi desenvolver uma metodologia que considerasse os múltiplos indicadores existentes para diagnosticar as empresas do setor da CC com relação à implementação de práticas sustentáveis. Para isso foi construída uma matriz com mais de 150 indicadores e 38 autores, que desenvolveram seus estudos acerca desta problemática, e poderão servir como benchmarking positivo às organizações que desejem construir seus próprios indicadores de desempenho.

Biografia do Autor

Cristian Teixeira Marques, MSc., ATITUS Educação

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (2014); Mestre em Engenharia pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (Área de Concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente) da Universidade de Passo Fundo (2018). Trabalhou como engenheiro civil em construtora por mais de meia década, tendo experiência na área de gestão da qualidade e ISO 9001, com a atuação nos temas de PBQP-H, sustentabilidade na construção civil e sistema de gestão da qualidade, ISO 9001. É auditor líder - NBR ISO 9001:2015, pela Academia Brisot de Ensino Corporativo em Gestão. Foi Professor dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Produção, e Coordenador do curso de Engenharia Civil da Faculdade CESURG Marau (2019-2021). Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Civil da IMED Campus Porto Alegre. Possui formação e vasta experiência em softwares gráficos e de produção digital, inclusive com atuação profissional em mídias sociais e organização de eventos e gestão de equipes.

Publicado
2022-10-20
Visualizações
  • Artigo 169
  • PDF 0
Como Citar
Marques, C. (2022). INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL. IMPACT Projects, 1(1), 75-88. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1935
Seção
02. ESTRUTURA: DESEMPENHO E SEGURANÇA