INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1935

Palabras clave:

Sustentabilidade na construção civil, Desempenho sustentável, Sustentabilidade empresarial

Resumen

Diante das novas perspectivas trazidas pelo conceito de desenvolvimento sustentável, criou-se a necessidade de reestruturação das empresas e adequação a essa nova percepção. Na construção civil (CC), o desafio da sustentabilidade, assumiu há alguns anos, um papel de destaque na agenda brasileira. A partir disto e do embasamento trazido por diferentes autores, o objetivo deste artigo foi desenvolver uma metodologia que considerasse os múltiplos indicadores existentes para diagnosticar as empresas do setor da CC com relação à implementação de práticas sustentáveis. Para isso foi construída uma matriz com mais de 150 indicadores e 38 autores, que desenvolveram seus estudos acerca desta problemática, e poderão servir como benchmarking positivo às organizações que desejem construir seus próprios indicadores de desempenho.

Biografía del autor/a

Cristian Teixeira Marques, MSc., ATITUS Educação

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (2014); Mestre em Engenharia pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (Área de Concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente) da Universidade de Passo Fundo (2018). Trabalhou como engenheiro civil em construtora por mais de meia década, tendo experiência na área de gestão da qualidade e ISO 9001, com a atuação nos temas de PBQP-H, sustentabilidade na construção civil e sistema de gestão da qualidade, ISO 9001. É auditor líder - NBR ISO 9001:2015, pela Academia Brisot de Ensino Corporativo em Gestão. Foi Professor dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Produção, e Coordenador do curso de Engenharia Civil da Faculdade CESURG Marau (2019-2021). Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Civil da IMED Campus Porto Alegre. Possui formação e vasta experiência em softwares gráficos e de produção digital, inclusive com atuação profissional em mídias sociais e organização de eventos e gestão de equipes.

Archivos adicionales

Publicado

2022-10-20

Cómo citar

Marques, C. T. (2022). INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL. MPACT rojects, 1(1), 75–88. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1935

Número

Sección

02. ESTRUTURA: DESEMPENHO E SEGURANÇA