ARQUITETURA ESCOLAR SENSÍVEL AO PROCESSAMENTO SENSORIAL DOS AUTISTAS: estudo do conforto visual por meio da APO da E. M. Luiza Terra de Andrade – RJ

Palavras-chave: Autismo, Avaliação pós-ocupação, Conforto ambiental, E. M. Luiza Terra de Andrade, Processamento sensorial

Resumo

Esta pesquisa analisa a E. M. Luiza Terra de Andrade, com o objetivo de verificar se esta unidade escolar possui estrutura física, com foco sobre o conforto visual, capaz de atender educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Busca-se criar parâmetros de projeto para a construção de escolas sensíveis às características dos autistas, visto que os Transtornos de Discriminação Sensorial (TDS) destas pessoas interferem na maneira como elas extraem as informações visuais dos ambientes construídos. Pelo método correlacional examinaram-se as relações entre os TDS e os comportamentos dos autistas com os aspectos visuais dos ambientes. O método qualitativo permitiu a apropriação de informações sobre o neurodesenvolvimento e a psicologia ambiental. Por meio da pesquisa experiencial foi possível estruturar a avaliação pós-ocupação (APO) realizada. Assim, verificou-se que a Escola analisada, no que se refere aos aspectos de conforto visual, não atende as particularidades dos autistas, impactando o atendimento destes educandos.

Biografia do Autor

Patrizia Di Trapano, Dra., EBA/PROARQ-UFRJ

Atualmente é professora Associada da Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ, admitida por concurso público em 2001. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula,1987. Especialização em Interior Designer pelo Istituto Superiore di Archittetura e Design - Milano,1992. Mestrado em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ, 1998. Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC/RJ, 2002 e Doutorado em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ, 2008. Formação complementar MBA em Edifícios Sustentáveis pela UCP/RJ em parceria com o GBC Brasil - Green Building Council, 2012. PósADM pela FGV, 2015. Master em Neuroarquitetura pelo IPOG, 2021. Participante dos Grupos de Pesquisas certificados pelo CNPq: GPAS - Grupo Projeto, Arquitetura e Sustentabilidade - PROARQ/FAU/UFRJ e LabCA - Laboratório de Criação e Análise de Ambiências EBA/UFRJ, e também do Grupo de Estudos e Extensão em Arquitetura, Conforto Ambiental e Eficiência Energética AMBEE FAU/UFRJ. Participante de Comitês Revisores de Eventos Científicos e Periódicos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Edificação e Interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: Luminotécnica, Sustentabilidade, Conforto Ambiental e Educação Sequencial.

Maria Julia de Oliveira Santos, Dra., PROARQ-UFRJ

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (1977) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Em 2009 conclui o Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora associada da FAU/UFRJ , aposentada e colaboradora do Programa de Pós Graduação PROARQ/FAU/UFRJ na disciplina Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental. Ë colaboradora voluntária do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paula de Castro Brasil, Dra., UERJ/UNILASALLE-RJ

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (2006). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (linha de pesquisa Projeto, Produção e Gestão) pela Universidade Federal Fluminense (2010). Doutora em Arquitetura (linha de pesquisa Projeto e Sustentabilidade) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ/ UFRJ (2014). Pós-doutorado em Inovação e tecnologias para a qualidade do projeto - PPGAU/UFF e Fraunhofer Institut (2016). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ), graduação em Engenharia. Professora e Coordenadora da Graduação Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle-RJ.Coordena o grupo de pesquisa Gestão de projetos e sustentabilidade (GPS). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental - LabCECA/UFF na área de gestão de processo de projeto em edificações sustentáveis.Tem experiência nas áreas de arquitetura e construção civil com ênfase em: Gestão do processo de projeto, Gestão da Construção, Modelagem da informação (BIM), Tecnologia da construção, e Sustentabilidade. Avaliadora ad-hoc do MEC/INEP desde 2018.

Sylvia Meimaridou Rola, Dra., PROARQ-FAU-UFRJ

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1994). Especialista em Design de Estruturas pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC, 1997). Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2000), com ênfase em Racionalização da Construção. Especialista e em Sustentabilidade das Cidades pela Universidad Atónoma Chapingo, no México (2001). Doutora em Planejamento Energético pelo PPE/COPPE/UFRJ (2008). Pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais -IVIG/COPPE/UFRJ - desde 2001. Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de 2009 até 02/2012. Professora Adjunto, desde 02/2012. Diretora Adjunto de Extensão de 2014/01 a 2018/01, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora Adjunto de Graduação de 2020/01 a 2022/01. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia, eco-construções, materiais não energo-intensivos, naturação (telhados verdes), meio ambiente, eficiência energética, Conforto Ambiental, sustentabilidade das cidades e das construções, avaliação de estádios de futebol, emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas.

Publicado
2022-10-20
Visualizações
  • Artigo 282
  • PDF 0
Como Citar
Silva, J. C., Di Trapano, P., Santos, M. J., Brasil, P., & Rola, S. (2022). ARQUITETURA ESCOLAR SENSÍVEL AO PROCESSAMENTO SENSORIAL DOS AUTISTAS: estudo do conforto visual por meio da APO da E. M. Luiza Terra de Andrade – RJ. IMPACT Projects, 1(1), 105-122. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1938
Seção
03. IMPACTO SOCIOECONÔMICO