ARQUITETURA ESCOLAR SENSÍVEL AO PROCESSAMENTO SENSORIAL DOS AUTISTAS: estudo do conforto visual por meio da APO da E. M. Luiza Terra de Andrade – RJ
DOI:
https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1938Palabras clave:
Autismo, Avaliação pós-ocupação, Conforto ambiental, E. M. Luiza Terra de Andrade, Processamento sensorialResumen
Esta pesquisa analisa a E. M. Luiza Terra de Andrade, com o objetivo de verificar se esta unidade escolar possui estrutura física, com foco sobre o conforto visual, capaz de atender educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Busca-se criar parâmetros de projeto para a construção de escolas sensíveis às características dos autistas, visto que os Transtornos de Discriminação Sensorial (TDS) destas pessoas interferem na maneira como elas extraem as informações visuais dos ambientes construídos. Pelo método correlacional examinaram-se as relações entre os TDS e os comportamentos dos autistas com os aspectos visuais dos ambientes. O método qualitativo permitiu a apropriação de informações sobre o neurodesenvolvimento e a psicologia ambiental. Por meio da pesquisa experiencial foi possível estruturar a avaliação pós-ocupação (APO) realizada. Assim, verificou-se que a Escola analisada, no que se refere aos aspectos de conforto visual, não atende as particularidades dos autistas, impactando o atendimento destes educandos.
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