COLMEIA DESIGN: ESPECULANDO FUTUROS SUSTENTÁVEIS NA MODA

Palavras-chave: Sustentabilidade; Design Estratégico; Sistema Produto-Serviço; Abordagens Críticas de Design; Ferramentas de Design.

Resumo

Este artigo é uma versão expandida do artigo “Colmeia Design: uma ferramenta para auxiliar designers a especularem sobre o desenvolvimento de sistemas produto-serviço” apresentado no Simpósio de Design Sustentável 2023. Nele é apresenta a ferramenta Colmeia Design, um conjunto de cartas especulativas baseadas nas abordagens críticas de design, desenvolvidas com o intuito de auxiliar designers a refletirem criticamente sobre a sustentabilidade na moda, proporcionando momentos de abertura projetual para a reflexão crítica, discussão e especulação sobre problemas relacionados à moda. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as abordagens críticas de design e como elas podem atuar para auxiliar a promover a sustentabilidade, e sobre o conceito de sistema produto-serviço. Além disso, a ferramenta também foi colocada em prática por meio de um workshop, no qual foi possível observar como ela pode auxiliar na especulação de futuros e no desenvolvimento de sistemas produto-serviço visando soluções sustentáveis.

Publicado
2024-03-10
Visualizações
  • Artigo 55
  • PDF 49
Como Citar
Dani Muller, V., & Barauna, D. (2024). COLMEIA DESIGN: ESPECULANDO FUTUROS SUSTENTÁVEIS NA MODA. IMPACT Projects, 3(1), 63-77. https://doi.org/10.59279/impact.v3i1.2655
Seção
03. IMPACTO SOCIOECONÔMICO