O USO DE ESPAÇOS VERDES URBANOS COM OBJETIVO DE PROMOVER BEM-ESTAR

Palavras-chave: Espaços verdes urbanos, Saúde mental, Design sustentável

Resumo

Este artigo aborda a interseção entre espaços verdes urbanos, saúde mental e design sustentável, destacando a importância desses elementos na promoção do bem-estar em ambientes urbanos. Considera a relevância de sete dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para o design sustentável, com foco especial no ODS 3 (Saúde e bem-estar). Desta forma, a pesquisa explora como a saúde mental, em particular, é fundamental para alcançar um mundo mais saudável e sustentável. A relação entre saúde mental, espaços verdes urbanos e design sustentável é analisada reconhecendo que o aumento da urbanização pode contribuir para problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade e depressão. Os espaços verdes urbanos, como parques e áreas de lazer, são considerados mais do que elementos estéticos, desempenhando um papel crucial na promoção da saúde física e mental. A interação social facilitada por esses espaços, especialmente durante a pandemia, ressalta sua importância na construção de comunidades saudáveis.

Biografia do Autor

Ana Luiza dos Santos Matos, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Estudante do curso de bacharelado em Design, habilitação em Design de Produto, da Universidade Federal de Santa Catarina, com grande interesse em tecnologias e design gráfico, especificamente nos temas de web design, identidade visual, User Experience, ilustração, comunicação e editorial. Considero-me uma pessoa esforçada, curiosa, interessada em novos conhecimentos e dedicada às minhas atividades.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3257975129696243

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-7094-7488

Nicolas Brandão Carvalho, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduando em Design de Produto. 

ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9234-3315

Paulo Cesar Machado Ferroli, Dr., UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) na área de Design de Produto e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), pós-doutor em Design Cerâmico pelo Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), em 2019. Atualmente é professor associado IV e chefe do departamento de expressão gráfica, atuando principalmente no curso de Design de Produto da UFSC. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Materiais Industriais, Processos de Fabricação e Metodologia de Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, fábricas de subprodutos de origem animal, sustentabilidade em projetos, eco-design. É co-editor da revista MIX Sustentável e co-organizador do evento ENSUS - Encontro de Sustentabilidade Aplicada em Projetos. Participa pelo INEP de avaliações de curso.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7269509913517969

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6675-672X

 

Publicado
2024-09-22
Visualizações
  • Artigo 12
  • PDF 10
Como Citar
Matos, A. L., Carvalho, N., & Ferroli, P. C. (2024). O USO DE ESPAÇOS VERDES URBANOS COM OBJETIVO DE PROMOVER BEM-ESTAR. IMPACT Projects, 3(2), 169-180. https://doi.org/10.59279/impact.v3i2.2878
Seção
04. SUSTENTABILIDADE URBANA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA