ANÁLISE DE OFUSCAMENTO EM SALA DE AULA A PARTIR DA ABNT NBR 15.215-3:2024 CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DO USUÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.59279/impact.v3i2.2899Palavras-chave:
Ofuscamento pela luz natural, NBR 15.215-3, UsuárioResumo
A nova versão da norma brasileira de Iluminação natural - Parte 3 - Procedimentos para avaliação da iluminação natural em espaços internos, ABNT NBR 15.215-3:2024 propõe a avaliação da qualidade da iluminação em ambientes internos com base em novos parâmetros, incluindo o fenômeno do ofuscamento. O ofuscamento gerado pela luz natural pode comprometer o desempenho de usuários em ambientes de ensino. Este estudo teve como objetivo examinar o ofuscamento em uma sala de aula da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizando simulação computacional com uso do plug-in ClimateStudio para o software Rhinoceros, e a aplicação de questionários, conforme metodologias propostas na norma brasileira. A percepção dos usuários indicou que o nível de ofuscamento pode ser superior ao previsto nas simulações. Concluiu-se que dispositivos de controle são fundamentais para reduzir o desconforto causado pelo ofuscamento em ambientes iluminados por luz natural.
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