ANÁLISE DE OFUSCAMENTO EM SALA DE AULA A PARTIR DA ABNT NBR 15.215-3:2024 CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DO USUÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v3i2.2899

Palavras-chave:

Ofuscamento pela luz natural, NBR 15.215-3, Usuário

Resumo

A nova versão da norma brasileira de Iluminação natural - Parte 3 - Procedimentos para avaliação da iluminação natural em espaços internos, ABNT NBR 15.215-3:2024 propõe a avaliação da qualidade da iluminação em ambientes internos com base em novos parâmetros, incluindo o fenômeno do ofuscamento. O ofuscamento gerado pela luz natural pode comprometer o desempenho de usuários em ambientes de ensino. Este estudo teve como objetivo examinar o ofuscamento em uma sala de aula da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizando simulação computacional com uso do plug-in ClimateStudio para o software Rhinoceros, e a aplicação de questionários, conforme metodologias propostas na norma brasileira. A percepção dos usuários indicou que o nível de ofuscamento pode ser superior ao previsto nas simulações. Concluiu-se que dispositivos de controle são fundamentais para reduzir o desconforto causado pelo ofuscamento em ambientes iluminados por luz natural.

Biografia do Autor

Larissa Arêdes Monteiro, MSc., Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e Doutoranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Arquiteta e Urbanista pela UFOP.

Ludmila Cardoso Fagundes Mendes, MSc., Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e Doutoranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Especialista em Sustentabilidade do Ambiente Construído pela UFMG, Arquiteta e Urbanista pela UFV.

Ana Paula Silva Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais

Maxuel Soledade Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Dr.a, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Engenharia Civil pela UFSC, Arquiteta e Urbanista pela UFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (UFMG).

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

Monteiro, L. A., Mendes, L. C. F., Sousa, A. P. S., Santos, M. S., & Souza, R. V. G. de. (2024). ANÁLISE DE OFUSCAMENTO EM SALA DE AULA A PARTIR DA ABNT NBR 15.215-3:2024 CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DO USUÁRIO. MPACT rojects, 3(2), 51–68. https://doi.org/10.59279/impact.v3i2.2899

Edição

Seção

01. AMBIENTE CONSTRUÍDO: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO