RESPEITO NÃO TEM COR, TEM CONSCIÊNCIA: AÇÃO AFIRMATIVA NEGRA NA ESCOLA MUNICIPAL WENCESLAU DE QUEIROZ

Autores

  • SOUZA, Nilton Carlos Ferreira de, Esp. SEMED Tefé-AM

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v3i3.2932

Palavras-chave:

Respeito, Consciência, Ação Afirmativa Negra, Escola

Resumo

Este artigo trata-se de uma reflexão sobre o combate ao racismo na escola a partir de ações afirmativas que valorizem a cultura negra. O trabalho apresenta o processo de planejamento, desenvolvimento e resultados obtidos mediante a execução do projeto interdisciplinar Respeito não tem cor, tem Consciência. Esse projeto foi realizado na Escola Municipal Wenceslau de Queiroz submetido e aprovado para participação da I Feira Pedagógica Afro-Brasileira da cidade de Tefé-AM, em comemoração ao dia da Consciência Negra. O objetivo deste estudo foi promover um espaço de escuta e debate sobre o legado da cultura negra para a sociedade brasileira, bem como de respeito à diversidade e o combate ao preconceito racial. A fundamentação conceitual deste estudo e suas análises foi baseada em pesquisa bibliográfica e documental. O resultado pôde contribuir na formação de estudantes mais conscientes, críticos e participativos em relação a identidade e igualdade racial, com valorização dos povos sua negritude.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Souza, N. C. F. de. (2024). RESPEITO NÃO TEM COR, TEM CONSCIÊNCIA: AÇÃO AFIRMATIVA NEGRA NA ESCOLA MUNICIPAL WENCESLAU DE QUEIROZ. MPACT rojects, 3(3), 139–150. https://doi.org/10.59279/impact.v3i3.2932

Edição

Seção

05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO