POEMA COMO FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • BARBOSA, Ozilene da Silva SEMEEC/Tefé-AM
  • NUNES, Roseane Batista SEMEEC/Tefé-AM

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2957

Palavras-chave:

Poema, Língua Portuguesa, Gênero Textual, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo propôs compreender a relevância do uso de poema como ferramenta à prática pedagógica para o ensino de Língua Portuguesa, no ensino fundamental, a partir de estudos de caso realizados em Tefé-AM. Nos anos finais do ensino fundamental foi observado as dificuldades apresentadas por estudantes na realização de atividades de leitura e escrita, bem como as barreiras de alguns professores em trabalhar com os diferentes gêneros textuais. A pesquisa fundamentou-se a partir de revisão bibliográfica para as análises e interpretações dos dados, observando uma abordagem qualitativa, com técnicas de observação participante, sequência didática, aplicação de questionário para professores e alunos, grupo focal e oficina de produção textual de poema. O resultado do trabalho constatou fatores que interferem no trabalho com o gênero textual poema. Também pode-se afirmar que a busca de métodos e técnicas inovadoras para o trabalho com esses gêneros, tem sido relevante na aprendizagem dos estudantes no ensino da leitura e escrita. Assim, o uso de poema no ensino de Língua Portuguesa contribuiu para a prática pedagógica e na aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Barbosa, O. da S., & Nunes, R. B. (2025). POEMA COMO FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. MPACT rojects, 4(1), 141–154. https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2957

Edição

Seção

05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO