POEMA COMO FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2957Palavras-chave:
Poema, Língua Portuguesa, Gênero Textual, Ensino FundamentalResumo
Este estudo propôs compreender a relevância do uso de poema como ferramenta à prática pedagógica para o ensino de Língua Portuguesa, no ensino fundamental, a partir de estudos de caso realizados em Tefé-AM. Nos anos finais do ensino fundamental foi observado as dificuldades apresentadas por estudantes na realização de atividades de leitura e escrita, bem como as barreiras de alguns professores em trabalhar com os diferentes gêneros textuais. A pesquisa fundamentou-se a partir de revisão bibliográfica para as análises e interpretações dos dados, observando uma abordagem qualitativa, com técnicas de observação participante, sequência didática, aplicação de questionário para professores e alunos, grupo focal e oficina de produção textual de poema. O resultado do trabalho constatou fatores que interferem no trabalho com o gênero textual poema. Também pode-se afirmar que a busca de métodos e técnicas inovadoras para o trabalho com esses gêneros, tem sido relevante na aprendizagem dos estudantes no ensino da leitura e escrita. Assim, o uso de poema no ensino de Língua Portuguesa contribuiu para a prática pedagógica e na aprendizagem dos estudantes.
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