IMPACTO SOCIAL DA INTEGRAÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA FAMILIA E DA COMUNIDADE: NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO

Authors

  • Jeice Makewitz, Esp. SEMED
  • Maria de Lourdes Vasconcelos, Esp.

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v1i2.2081

Keywords:

Família. Comunidade. Impacto Social. Educação. Parceria.

Abstract

O estudo aborda sobre o impacto social da integração e (re)significação da família e da comunidade na escola. O objetivo do trabalho foi analisar a importância da parceira no processo de aprendizagem da criança. A estratégia de buscar a participação ativa da família nas atividades pedagógicas pode proporcionar uma significativa qualidade no desempenho educacional dos filhos em idade escolar. O papel da família como parceira real tem a finalidade de apoiar de modo mais consistente às ações educativas realizadas por professores. Nesse processo de parceria entre a família e a escola busca-se a participação efetiva, de todos os envolvidos, inclusive a comunidade. O impacto social da escola é de formar cidadãos críticos e atuantes, dispostos a contribuir na formação de pessoas com mais solidariedade e empatia com a coletividade ou a vida em comunidade. A escola pode torna-se um instrumento fundamental para amenizar dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, considerando que cumprir o seu papel social implica em tornar possível o crescimento do recurso humano e fortalecer as bases da sociedade.

Published

2022-12-27

How to Cite

Makewitz, J., & Vasconcelos, M. de L. (2022). IMPACTO SOCIAL DA INTEGRAÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA FAMILIA E DA COMUNIDADE: NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO. MPACT rojects, 1(2), 63–72. https://doi.org/10.59279/impact.v1i2.2081

Issue

Section

03. IMPACTO SOCIOECONÔMICO