POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS: O DESAFIO DO GESTOR CONTEMPORÂNEO NA CIDADE DE TEFÉ-AM
DOI:
https://doi.org/10.59279/impact.v3i3.2926Palavras-chave:
Políticas Públicas, Desafios, Inclusão SocialResumo
Neste artigo buscou-se fazer uma reflexão sobre a inclusão e levantar questionamentos que possam aproximar, cada vez mais, teoria à prática, pois pretende-se contribuir para o aprofundamento da educação inclusiva no ensino regular. A analise observou certa negligencia das políticas públicas na implementação de ações que possibilitem melhor adequação ao ensino regular para atendimento de parâmetros mínimos para a inclusão. O paradigma dessa inclusão requer ao menos a não exclusão escolar, a partir de ações que garantam o acesso e permanência do estudante com deficiência no ensino regular. A segregação tem ocorrido de modo forte e ainda recorrente nas escolas, as dificuldades e os desafios enfrentados, acabam por reforçar a manutenção de espaços escolares especializados. Por isso é necessário avaliar a realidade e as controvérsias dessa inclusão, considerando o papel do professor e da escola, que devem trabalhar com a homogeneidade, o suporte e o acolhimento. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica e documental sobre a relação entre a gestão escolar e a proposta de educação inclusiva. A escola regular vem recebendo estudantes com deficiência, porém como fica a relação entre a gestão escolar, professores, educação inclusiva e dispositivos legais? A educação inclusiva é um dos novos desafios impostos à gestão escolar, nesse contexto, a sociedade demanda pela democratização e transformação das escolas.
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