ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM SURDEZ: DAS PROPOSTAS LEGAIS À PRÁTICA COTIDIANA

Authors

  • Jaquilene Souza da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Vanja Elizabeth Sousa Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Keywords:

Inclusão, Surdez, AEE, Ensino Médio.

Abstract

Este trabalho é o recorte de uma pesquisa que investigou a articulação do Atendimento Educacional Especializado-AEE com o ensino comum de duas alunas público alvo da educação especial em uma escola pública de ensino médio localizada no município de Marabá-PA. Apresentaremos aqui os dados de como se desenvolveu o processo de escolarização da aluna com surdez foco de parte de nossa pesquisa. Para embasar a fundamentação teórica foi consultada a legislação brasileira autores da área de Educação Especial e Educação de Surdos. Utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Como resultados concluímos que na escola lócus da investigação, a articulação do AEE com o ensino comum não vem sendo efetivada como deveria, pois, o atendimento vem se dando apenas como “reforço escolar”, e que há carência de formação continuada para os professores da rede estadual atuarem com competência com os alunos com deficiência no ensino comum, principalmente com a aluna com surdez. Observamos que a aluna apresenta dificuldades em sua aprendizagem principalmente pela falta de qualidade das respostas educativas que lhes são oferecidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-16

How to Cite

Souza da Silva, J., & Sousa Costa, V. E. (2018). ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM SURDEZ: DAS PROPOSTAS LEGAIS À PRÁTICA COTIDIANA. Revista GPES studos urdos (ISSN 2595-9832), 1(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes/article/view/357