ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM SURDEZ: DAS PROPOSTAS LEGAIS À PRÁTICA COTIDIANA
Palavras-chave:
Inclusão, Surdez, AEE, Ensino Médio.Resumo
Este trabalho é o recorte de uma pesquisa que investigou a articulação do Atendimento Educacional Especializado-AEE com o ensino comum de duas alunas público alvo da educação especial em uma escola pública de ensino médio localizada no município de Marabá-PA. Apresentaremos aqui os dados de como se desenvolveu o processo de escolarização da aluna com surdez foco de parte de nossa pesquisa. Para embasar a fundamentação teórica foi consultada a legislação brasileira autores da área de Educação Especial e Educação de Surdos. Utilizamos como metodologia a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Como resultados concluímos que na escola lócus da investigação, a articulação do AEE com o ensino comum não vem sendo efetivada como deveria, pois, o atendimento vem se dando apenas como “reforço escolar”, e que há carência de formação continuada para os professores da rede estadual atuarem com competência com os alunos com deficiência no ensino comum, principalmente com a aluna com surdez. Observamos que a aluna apresenta dificuldades em sua aprendizagem principalmente pela falta de qualidade das respostas educativas que lhes são oferecidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação do trabalho implica na transferência automática dos direitos autorais para a Revista GPES - Estudos Surdos.