O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PESQUISA EM ENSINO

  • Gerson Almeida de Araújo
  • Danielly Brito de Oliveira
Palavras-chave: tecnologias digitais, aplicativos colaborativos, ensino-aprendizagem, ensino remoto

Resumo

As amplas possibilidades e interfaces de uso das TIC no ensino devem ser pensadas como recurso
metodológico na educação, já que ampliam a comunicação e a ação entre professores e alunos para além dos
limites físicos da sala de aula, transformando o ensino tradicional em um aprendizado ativo protagonizado pelo
aluno. É desafiador pensar em formas de abranger o uso das TIC em contextos ainda digitalmente excluídos,
como é o caso de municípios que vivenciam fragilidades socioeconômicas prementes, como São Félix do
Xingu, no Sul do Pará. Como contribuir para que os(as) licenciandos em formação se capacitem em tecnologias
digitais básicas para o ensino remoto? Como essas tecnologias podem contribuir para o seu constante
aperfeiçoamento no fazer docente? Neste contexto, a investigação de como as TIC têm impactado os processos
de ensino e aprendizagem têm inúmeras possibilidades de aplicações, proporcionais à quantidade de
ferramentas que surgem cotidianamente, tais como aplicativos, bancos de dados educacionais públicos e
plataformas de integração com redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-24
Visualizações
  • Artigo 70
  • PDF 74
Como Citar
Araújo, G., & Oliveira, D. (2022). O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PESQUISA EM ENSINO. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1-4. Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1771