O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA

  • Cláudia Lucia Lopes de Carvalho
  • Danielly Brito de Oliveira
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Material didático; Citologia

Resumo

A realização de atividades práticas é uma importante estratégia de ensino de Biologia, sobretudo em
disciplinas que envolvam elementos que podem ser um tanto quanto abstratos para os estudantes, já que não
podem ser visualizados a olho nu, como é o caso das células e suas estruturas internas. Nesse contexto, os
modelos didáticos são instrumentos eficientes para o ensino e aprendizado de Citologia, proporcionando uma
experiência lúdica aos discentes tornando-os proativos na construção do conhecimento. Nesta perspectiva, o
objetivo deste trabalho foi propor aos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, campus de São Félix do Xingu-PA que confeccionassem
modelos didáticos para o ensino de citologia, projeto de ensino que teve início em março/2020, semanas antes
da suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Considerando que os
licenciandos são professores em formação, a elaboração de modelos didáticos utilizando materiais de baixo
custo, e que possam ser facilmente manipulados e transportados para as aulas de Ciências e Biologia no Ensino
Básico, contribui tanto no processo formativo desses professores quanto para o aprendizado dos alunos do
município de São Félix do Xingu-PA, região ainda caracterizada por baixos índices de escolaridade e
dificuldades de acesso educacional da população em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-24
Visualizações
  • Artigo 12
  • PDF 49
Como Citar
Carvalho, C., & Oliveira, D. (2022). O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1-4. Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1772