OS DESAFIOS DA MONITORIA ONLINE EM UMA TURMA DE SAÚDE COLETIVA

  • Daniela Morais Silva
  • Caroline de Sousa Lima
  • Luciana Pereira Colares Leitão
  • Leticia Dias Lima Jedlicka
Palavras-chave: Monitoria; Saúde Coletiva; Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)

Resumo

A monitoria surge como uma ferramenta de apoio pedagógico oferecido aos discentes
interessados em aprofundar conteúdos e solucionar dificuldades nos conteúdos abordados na sala de
aula, proporcionando um espaço de discussões e debates acerca das temáticas de cada disciplina. A
disciplina de Mecanismos de Aquisição de Doenças está na grade curricular do curso de Saúde
Coletiva e faz-se importante para o profissional sanitarista pois os possibilitam criar estratégias para
ações de promoção de saúde, como hábitos saudáveis visando o controle das Doenças Crônicas não
Transmissíveis. Diante disso, o objetivo deste trabalho é descrever o desenvolvimento das atividades
de monitoria em uma turma de saúde coletiva considerando as limitações do atual cenário pandêmico.
Diante do decreto governamental que paralisou as aulas presenciais, a Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará adotou, em setembro de 2020, o período letivo emergencial (PLE). Para a realização
foram utilizadas ferramentas na metodologia de ensino: Google Classroom e Google Meet. Apesar
das limitações como ao acesso à internet, problemas relacionados aos aparelhos eletrônicos, a maioria dos
alunos tiveram bom desempenho. Apenas um aluno foi reprovado na disciplina por motivo de desistência logo
após o início do período.

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Publicado
2022-02-24
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Como Citar
Silva, D., Lima, C., Leitão, L., & Jedlicka, L. (2022). OS DESAFIOS DA MONITORIA ONLINE EM UMA TURMA DE SAÚDE COLETIVA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1-6. Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1784

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