OS DESAFIOS DA MONITORIA ONLINE EM UMA TURMA DE SAÚDE COLETIVA
Keywords:
Monitoria; Saúde Coletiva; Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)Abstract
A monitoria surge como uma ferramenta de apoio pedagógico oferecido aos discentes
interessados em aprofundar conteúdos e solucionar dificuldades nos conteúdos abordados na sala de
aula, proporcionando um espaço de discussões e debates acerca das temáticas de cada disciplina. A
disciplina de Mecanismos de Aquisição de Doenças está na grade curricular do curso de Saúde
Coletiva e faz-se importante para o profissional sanitarista pois os possibilitam criar estratégias para
ações de promoção de saúde, como hábitos saudáveis visando o controle das Doenças Crônicas não
Transmissíveis. Diante disso, o objetivo deste trabalho é descrever o desenvolvimento das atividades
de monitoria em uma turma de saúde coletiva considerando as limitações do atual cenário pandêmico.
Diante do decreto governamental que paralisou as aulas presenciais, a Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará adotou, em setembro de 2020, o período letivo emergencial (PLE). Para a realização
foram utilizadas ferramentas na metodologia de ensino: Google Classroom e Google Meet. Apesar
das limitações como ao acesso à internet, problemas relacionados aos aparelhos eletrônicos, a maioria dos
alunos tiveram bom desempenho. Apenas um aluno foi reprovado na disciplina por motivo de desistência logo
após o início do período.