KITS E ROTEIROS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE APERFEIÇOAMENTO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

  • João Pedro da Silva Santos
  • Simone Yasue Simote Silva
  • Adriane Damasceno Vieira de Souza
  • Flaviana Campos Pamplona Ribeiro
Palavras-chave: experimentos, roteiros, ensino-aprendizagem, química

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a confecção de kits experimentais, compostos de
experimentos e roteiro experimental de Química para serem utilizadas, de forma itinerante, em escolas do
ensino médio. A escola escolhida para desenvolver o projeto foi a EEEM Acy de Jesus Neves de Barros
Pereira. As atividades desenvolvidas foram: Conhecimento do ambiente escolar; Realização de levantamento
bibliográfico de experimentos a serem desenvolvidos; Testes dos experimentos químicos; Produção de
roteiros (procedimentos experimentais) para utilização dos kits. A demonstração dos experimentos na escola
despertou muita curiosidade e interesse dos alunos do ensino médio pela disciplina de Química, podendo
aproximar a teoria e a prática, processo esse, essencial para o bom aprendizado dos alunos. O
desenvolvimento deste projeto, também contribuiu significativamente no processo de ensino/aprendizado do
bolsista/graduando do curso de Licenciatura em Química, pois teve a oportunidade de ser inserido na iniciação
à docência ainda durante o primeiro ano da graduação, contribuindo com o seu crescimento profissional, bem
como no hábito da pesquisa. Ao final do projeto, os kits experimentais ficaram sobre a responsabilidade da
Faculdade de Química/Unifesspa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-24
Visualizações
  • Artigo 96
  • PDF 185
Como Citar
Santos, J., Silva, S., Souza, A., & Ribeiro, F. (2022). KITS E ROTEIROS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE APERFEIÇOAMENTO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1-5. Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1785

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>