GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA E.M.E.F.M. PROFº JONATHAS PONTES ATHIAS EM MARABÁ - PA

Autores

  • Beatriz Dos Santos Ferreira
  • Samara Araújo Silva
  • Sheila Maysa da Cunha Gordo
  • Iris Maria de Moura Possas

Resumo

Este resumo expandido busca discutir sobre como as gincanas podem contribuir de forma significativa para a aprendizagem de ciências, no ensino fundamental II da escola Jonathas Pontes Athias de Marabá. Nesse sentido, a gincana foi uma alternativa perante a dificuldade que os alunos possuíam de relacionar os conceitos estudados com suas experiências e de percebê-los no dia-a-dia, muitas vezes por conhecê-los apenas de maneira tradicional e teórica. Todas as dinâmicas foram realizadas em dez fases que consistem no desenvolvimento das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, foi realizada na quadra poliesportiva da escola e teve duração de três horas totais. Os materiais foram selecionados por sua acessibilidade e pelo baixo custo, ao final de tudo cada aluno recebeu um certificado de participação. Todo o esforço, planejamento e tempo investido permitiu a observação dos resultados esperados que decorreu à medida que os alunos concluiam as fases. Deste modo, as atividades dinâmicas são grandes aliadas para o processo de construção do conhecimento científico e da aprendizagem significa para os alunos do ensino fundamental, pois proporcionam a troca de saberes, experiências, e desperta a criatividade e curiosidade a respeito dos assuntos trabalhados por isso é uma forma eficaz de abordar conteúdos complexos para a realidade em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-05

Como Citar

Ferreira, B. D. S., Silva, S. A., Gordo, S. M. da C., & Possas, I. M. de M. (2024). GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA E.M.E.F.M. PROFº JONATHAS PONTES ATHIAS EM MARABÁ - PA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 7(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2719

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2