EDUCAÇÃO E TESTEMUNHO: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA UMA SOCIEDADE NÃO-VIOLENTA

Autores

  • Ane Camila Vale Silva
  • Layra Maria Silva Pereira
  • Weurina Râmella Vidigal Pontes
  • Abilio Pachêco de Souza
  • Francisca Maria Cerqueira da Silva

Resumo

O presente trabalho é resultado do projeto de ensino "Laboratório de Ensino de Literatura: estudo do
poema para uma sociedade não-violenta", que teve como principal objetivo desenvolver propostas didáticas
através do uso de poemas com teor testemunhal das regiões Sul e Sudeste do Pará, apoiando-se na Literatura
de Resistência (Bosi, 2002) e na Teoria do Testemunho (De Marco, 2004; Salgueiro, 2012; Seligmann-Silva,
2003; Souza, 2024). Para o desenvolvimento do projeto, foram realizadas oficinas com professores da
educação básica e estudantes universitários, além de intervenções com alunos em escolas da rede municipal
de Marabá-PA. Na elaboração do material foram considerados documentos orientadores, como a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Educação de Marabá.
Os resultados vieram através das produções dos alunos, como poemas e desenhos, que demonstraram o
desenvolvimento de competências na escrita e reflexão sobre as temáticas abordadas, também promovendo a
integração entre a educação básica e os conceitos teóricos abordados na academia. Ao final do cronograma, as
produções foram exibidas no pátio da instituição de ensino escolhida, proporcionando aos estudantes um
sentimento de valorização e servindo como um retorno imediato à comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Silva, A. C. V. ., Pereira, L. M. S. ., Pontes, W. R. V. ., Souza, A. P. de ., & Silva, F. M. C. da . (2025). EDUCAÇÃO E TESTEMUNHO: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA UMA SOCIEDADE NÃO-VIOLENTA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3019