O TESTEMUNHO E A POESIA: USO DE POEMAS COM TEOR TESTEMUNHAL NO ENSINO DA LITERATURA

Autores

  • Ane Camila Vale Silva
  • Layra Maria Silva Pereira
  • Abilio Pachêco de Souza

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados do projeto de ensino
"Educação para Testemunho - Testemunho para a Educação" realizado juntamente com as turmas finais do
ensino fundamental, onde foram elaboradas propostas didáticas para que se trabalhasse o testemunho em sala
de aula atrelado ao ensino da literatura, sendo utilizados poemas com teor eco testemunhal de autores da região
sul e sudeste do Pará. Pautado nos estudos de De Marco (2004), Seligmann-Silva (1999, 2003), Salgueiro
(2012) e Krenak (2019), também alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular
da Secretaria Municipal de Educação de Marabá, tanto professores quanto estudantes tiveram a oportunidade
de conhecer sobre a teoria do testemunho através de duas oficinas, aprendendo a reconhecer o teor testemunhal
nas obras e expressar seus relatos por meio de produções artísticas, como a poesia. Os resultados foram
positivos, de maneira que os poemas escritos pelos alunos foram expostos no pátio da instituição para toda a
comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Silva, A. C. V. ., Pereira, L. M. S. ., & Souza, A. P. de . (2025). O TESTEMUNHO E A POESIA: USO DE POEMAS COM TEOR TESTEMUNHAL NO ENSINO DA LITERATURA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3017

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>